Entenda a importância da norma ISO 14000 para o seu negócio

A ISO (International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português) é uma entidade de padronização e normatização, cujo objetivo principal é aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos.

Em relação à gestão ambiental, é necessário que as empresas sigam o que é estabelecido no conjunto de normas ISO 14000.

No momento em que uma organização se atenta para a necessidade de gerenciar os aspectos ambientais dos seus produtos, processos e serviços, deve ser analisada uma série de questões internas e externas que interferem em sua atividade econômica. Assim, será possível criar estratégias que possibilitem reduzir os impactos causados no meio ambiente.

Para que essas estratégias sejam bem desenvolvidas e o objetivo de uma gestão ambiental eficiente seja alcançado, é necessário seguir o que é determinado na certificação ISO 14000. Neste artigo, explicaremos o que é estabelecido neste conjunto de normas e qual a importância dele para o seu negócio. Continue a leitura e entenda.

O que é a ISO 14000?

ISO 14000 é uma série de normas de gestão ambiental desenvolvidas e publicadas pela International Organization for Standardization (ISO). Essas normas asseguram que uma organização, seja ela pública ou privada, efetivamente pratica a gestão ambiental.

Entre elas, a ISO 14001 é a mais conhecida, uma vez que essa norma estabelece os requisitos para implantação de sistemas de gestão ambiental e sua certificação.

No Brasil, as certificações da International Organization for Standardization são geridas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Dessa forma, esse conjunto de normas é formalmente denominado de ABNT NBR ISO 14000.

Por meio da ISO 14000, busca-se garantir e equilíbrio e proteção ambiental, amenizando os efeitos que a poluição possa causar para a sociedade e o meio ambiente onde atuam as empresas que recebem a certificação.

Assim, a organização que obtém a ISO 1400 demonstra que seu sistema de gestão ambiental foi avaliado por uma entidade independente reconhecida por um organismo nacional de avaliação com base nos requisitos da norma.

A certificação tem validade de 3 anos. Todavia, a entidade certificadora realizará auditorias uma vez por ano ou a cada seis meses para averiguar se as exigências têm sido atendidas.

Quais normas fazem parte do ISO 14000?

Enquanto a ISO 14001 determina os parâmetros para implantação de sistemas de gestão ambiental, as demais normas ISO da família 14000 complementam o entendimento teórico e prático de aplicação da ISO 14001:

ISO 14004

Publicada em fevereiro de 2018, esta norma orienta como estabelecer, implementar, manter e aprimorar um sistema de gestão ambiental robusto, crível e confiável. Dessa forma, auxilia a empresa a entender como cumprir os requisitos da ISO 14001.

ISO 14020

A norma ISO 14020 estabelece parâmetros para rótulos de produtos, com as devidas indicações de aspectos e impactos ambientais, além de outras declarações ambientais a serem feitas por uma organização.

ISO 14031

Esta norma orienta a respeito do projeto e uso da avaliação do desempenho ambiental (ADA) em uma organização. Nela, são estabelecidas diretrizes para medição, monitoramento e análise do desempenho ambiental de uma organização e, a partir delas, ser possível traçar estratégias para melhoria.

ISO 14040

A ISO 14040 descreve como deve ser feita a análise do ciclo de vida dos produtos, com orientações sobre os impactos gerados nas suas interações com o meio ambiente, em um ciclo que envolve desde a extração dos recursos naturais até a disposição final de resíduos e rejeitos.

Guia ISO 64

Publicado em 2010, este é um guia para consideração de questões ambientais em normas de produto, com o intuito de reduzir impactos ambientais em seu processo produtivo.

O que é necessário para receber a certificação ISO 14000?

Empresas que planejam receber a certificação ISO 14000, devem se comprometer com as leis previstas na legislação ambiental de seu país, uma vez que essa certificação indica que essa organização está atenta às questões relativas à preservação da natureza, além de se manter responsável com cuidados com o meio ambiente.

Para ratificar sua preocupação com o meio ambiente, a empresa deve treinar colaboradores para que todos os requisitos da norma sejam seguidos, inclusive para apontar soluções de possíveis ações que causem impacto negativo à natureza.

Qual a importância da ISO 14000 para os negócios?

Ao receber a certificação ISO 14000, as empresas percebem a valorização de seus produtos ou serviços e de sua marca. Como benefícios diretos para uma companhia, é possível destacar:

Reputação da marca

Em um cenário com consumidores mais exigentes em relação aos impactos ambientais que possam ser causados em processos produtivos, empresas com essa certificação consolidam suas imagens como companhias comprometidas com a proteção dos recursos naturais.

Redução de custos

Ao seguir as diretrizes da ISO 14000, a organização estabelece uma política ambiental para toda a empresa e, consequentemente, reduz o desperdício do uso de recursos naturais, reduz os efluentes e o custo com seu tratamento. Além desses fatores, essas companhias evitam possíveis sanções e multas dos órgãos reguladores do governo.

As normas da série ISO 14000 são elaboradas por representantes de 164 países membros da ISO, o que garante credibilidade mundial. Obter certificações como essa e a ISO 45001 é fundamental para que os negócios sigam altos níveis de gerenciamento e as empresas possam manter boa reputação em seus diferentes setores de atuação.

Para obter mais orientações sobre como obter as certificações ISO, entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudá-lo!

Por| 2018-08-29T07:56:42-03:00 agosto 29th, 2018|Ambiental, Saúde, Sem categoria|