Medicina do trabalho: 03 maneiras de aumentar a produtividade com ela

Sabemos que a presença da medicina do trabalho nas empresas é uma realidade indispensável para o sucesso da organização, para o bom cumprimento dos processos legais de segurança e também para o benefício de empresa e empregado.

Mas afinal de contas, qual o objetivo principal da medicina do trabalho e porque ela é tão importante assim?

O objetivo da medicina do trabalho é a prevenção e o tratamento de doenças que são provocadas no exercício ocupacional. É uma forma de prevenir que o empregado tenha problemas de saúde causados pela sua atividade de trabalho.

Mas além disso, existem 03 maneiras em que ela pode promover o aumento de produtividade na empresa e a qualidade do trabalho. Se você quer saber mais sobre isso, confira abaixo:

Medicina do trabalho para prevenir acidentes

Engana-se quem acha que a medicina do trabalho não tem nada a ver com prevenir acidentes. Identificar riscos no local de trabalho, ter programas de prevenção de riscos ambientais, análise de atividades e mapeamento de equipamentos de proteção individual (EPI) são algumas das formas de evitar acidentes nas organizações.

Para isso existem algumas ações que a medicina do trabalho pode contribuir, seja com um Mapa de riscos, Programa de prevenção de acidentes, dentre outros.

A redução de acidentes aumenta a qualidade do processo de trabalho e faz com que a produtividade dos colaboradores seja cada vez melhor.

Promover qualidade de vida dos funcionários

Quando uma empresa valoriza a saúde de seus colaboradores, a capacidade de foco nas atividades é muito maior. Programas de ginasticas elaborais, acompanhamento de gestantes, programas de alimentação saudável, dentre outros são uma forma de ajudar a mantar a saúde e qualidade de vida.

O empregado que percebe que sua saúde é bem assistida pela empresa, oferece mais produtividade e tem mais tranquilidade e foco para executar seu trabalho.

Avaliar saúde mental da equipe

Ao falar em saúde metal muitas observações devem ser analisadas. Doenças como estresse e depressão são uma das maiores causas de afastamento nas empresas.

E para manter o ambiente de trabalho cada vez mais seguro e tranquilo é preciso voltar a atenção para esse fato.

A medicina do trabalho ajuda a conhecer melhor o colaborador, suas condições de saúde, seja física ou emocional. Isso porque muitas pessoas não gostam de falar sobre seus problemas no trabalho.

Mas um médico do trabalho bem preparado pode identificar situações e promover a melhoria do ambiente de trabalho.

Um exemplo disso é um colaborador que está com o filho doente. Dependendo do tipo de trabalho que ele executa, dificilmente terá o foco necessário para realizá-lo.

Identificar esses gargalos e promover ações como mudança provisória da função pode ser uma forma de garantir segurança e mais produtividade da equipe.

Então, gostou do texto? Então curta nossas página do Facebook. Lá você encontrará informações e dicas para uma gestão cada vez melhor!

Por| 2018-08-29T08:02:56-03:00 maio 10th, 2018|Saúde, Segurança, Sem categoria, Trabalhista|