Gerenciamento de obras: como garantir a segurança e eficiência?

Dentre diversas etapas de ações que compõe um bom gerenciamento de obras, dois fatores são fundamentais para ter sucesso na gestão da construção, ou até mesmo pequenas reformas: segurança e eficiência.

A preocupação com a geração de resíduos e cumprimento de normas legais é uma realidade da maioria das organizações que atuam na gestão de obras da construção civil.

Garantir que esses pontos sejam aplicados no processo é essencial para ter sucesso em qualquer projeto ligado à construção civil. Seja no estudo de viabilidade, orçamento, planejamento, cronograma ou até mesmo na gestão da equipe, a eficiência e segurança são fatores primordiais.

Mas como fazer para que esses fatores sejam predominantes e a ponto de garantir o sucesso do projeto? Bem, é sobre isso que vamos falar agora. Me acompanhe.

Como funciona o gerenciamento de obras?

Garantir que a execução de todos os serviços esteja de acordo com o escopo do projeto é uma tarefa difícil. Isso porque existem diversas variáveis ao longo do projeto e que devem ser analisadas previamente, para evitar ao máximo atividades de retrabalho e custos desnecessários.

Para que isso aconteça, é fundamental estabelecer uma rotina de vistorias e fiscalizações que podem identificar qualquer tipo de alteração no escopo do projeto.

Outro ponto importante são tópicos que o gestor deve ficar atento e acompanhar de perto:

  • Gestão de custos
  • Cronograma estipulado e realizado
  • Comunicação
  • Gestão trabalhista

Pensar e monitorar constantemente esses fatores é de extrema importância para oferecer melhores resultados no processo de gerenciamento de obras.

Quais as vantagens de aplicar a gestão SSMA?

Quando falamos em gestão de saúde, segurança e meio ambiente, temos que entender as diretrizes que compõe esse sistema e como ele é responsável efetivamente nas ações de desempenho e segurança dos colaboradores e na gestão de projetos ligados à construção.

Elaborada pela OHSAS 18.001 juntamente com a ISO 14.001 ela especifica e propõe ferramentas que podem ajudar na gestão de saúde ocupacional, meio ambiente e segurança, de acordo com as normas vigente e aplica-se às empresas que querem ter um sistema de gestão que ajude a reduzir riscos operacionais, melhorar a conformidade com a legislação trabalhista e ter essas conformidades asseguradas para terceiros.

Outros pontos que a gestão SSMA pode ajuda no canteiro de obras:

  • Medidas proativas para evitar acidentes
  • Acompanhar e gerir todo processo de segurança da construção
  • Cumprimento de normas relativas à construção
  • Redução de riscos, segurança e saúde dos colaboradores
  • Garantir a conformidade com as Normas regulamentadoras.

Com isso é importante que tais normas sejam aplicadas para valorizar cada vez mais a atividade da empresa, as acima disso, apresentar um plano de ação eficiente para os processos da organização. Falando especificamente em obras, quanto mais esses processos forem bem definidos, menor serão os riscos no canteiro de obra e maior será a eficiência no gerenciamento de obras.

Gostou do nosso texto? Então fique por dentro das informações da Máfer Engenharia. Veja como conseguimos reduzir acidentes na maior fábrica de celulose do mundo! Confira o nosso artigo clicando AQUI.

Por| 2018-08-29T08:03:38-03:00 abril 27th, 2018|Processos, Segurança, Sem categoria|